sexta-feira, 23 de novembro de 2012
007 OPERAÇÃO SKYFALL (2012)
Pessoal, gostaria também de comentar sobre o filme de 007 - SKYFALL.
Para mim um dos melhores filmes da série. E olha que eu posso falar pois já vi quase todos, principalmente os dos últimos 30 anos, período em que os filmes se sofisticaram muito. Tenho muitos deles na minha videoteca particular e ao rever algum dos os antigos hoje, parece que o BOND antigo está no jardim da infância.
Primeiramente as atuações de Daniel Craig nos três últimos filmes e principalmente em SKYFALL, deram um ar de MAIS ação, MAIS risco e UMA PITADA DE HUMANIDADE para o personagem que nenhum dos outros Bonds conseguiu. Além disso, os roteiros mais sofisticados, sutilmente explorando uma relação quase de mãe e filho entre M e BOND, trouxeram uma sutileza dramática pouco vista nos filmes anteriores.
Pela primeira vez vemos os nomes dos pais do agente secreto, descobrimos sobre o seu passado e sua orígem. Fica uma dúvida sobre o desaparecimento de seus pais e a orfandade do pequeno BOND, que levou ao seu recrutamento pelo serviço secreto britânico.
Para mim o ponto alto do filme é o vilão interpretado por JAVIER BARDEN. Esse talentosíssimo ator espanhol, que já ganhou um oscar recentemente, pode surpreender novamente na cerimônia do Oscar do próximo ano. Ele a meu ver rouba a cena do já espetacular DANIEL
CRAIG. Seu desempenho é genial, e verdadeiramente perturbador. Ele lembra um pouco, e é possível que tenha se baseado nele, o CURINGA de HEATH LEDGER, de BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS ( 2008 ), que também ganhou o oscar por essa interpretação, apesar de ter morrido antes de recebê-lo. O final é surpreendente, as cenas de ação são boas, apesar de inferiores ao filme anterior, e no final, pela primeira vez vemos 007 e M, sozinhos, acuados numa velha fazenda com péssimas lembranças, sendo perseguidos pelo inimigo.
O filme é inovador em dois aspectos, apresenta um novo Q, extremamente jovem, que em vez de apresentar aquelas antigas geringonças, entrega a 007 somente um revolver e dá suporte no novo mundo dos computadores, que Bond sinaliza ser um dinossauro. É curioso que pela primeira vez ele não receba um novo carro. E inova também, em humanizar o personagem cafajeste e frio dos últimos filmes.
Se isso vai dar certo? A julgar pelos recordes de bilheteria ao longo do mundo, e pelo fato de estar se projetando como o maior sucesso financeiro da história da séria, acho que já deu certo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário